sexta-feira, 26 de junho de 2009

Música para meus ouvidos, quem sabe os teus?


Bom, agora vou falar de algo que realmente não vivo sem: Música!!

Desde quado me lembro por gente(muito tempo aparentemente rs), eu tenho as lembranças de meus períodos em que as músicas definiram minhas épocas, tanto de rebeldia quanto de momentos de paz, enfim, aquela coisa de que a música marca os momentos em que vivemos.

Quando criança eu era lógicamente muito influenciado pelo gosto musical de meus pais, daí pegava aquelas bolachas pretas gigantes, maiores que eu, e colocava pra tocar algumas coisas...Das coisas que tento lembrar, me lembro de alguns que eu colocava quando pequeno, coisas como Supertramp, Fredie Mercury, Janis Joplin, Dire Straits e o recém falecido Michael Jackson(''/) que não tinha muito a ver com as coisas que eu escutava mas eu tinha um vinil dele.

Claro, me lembro vagamente de um disco de quando era pequenino, e que eu já até mostrei pra Luiza(minha filha) do Vínicius de Moraes, a Arca de Noé! Mas acredito que ele não teve tanta influência no que eu escutei durante toda minha vida, apesar de talvez ter influenciado os músicos que eu apreciei em determinados momentos.

Quando menino, morando em Belzonte, uma amiga da minha mãe(rosa malab), me levava para ver os ensaios do Sepultura, eu não fazia idéia de que já tinha visto alguma coisa de tão grande porte, mas elas me contaram faz poucos anos, eu nem tenho isso na memória, mas a rosinha me garantiu que eu me divertia com a barulhada!!

Enfim, sempre que tenho alguma lembrança, me lembro de alguma música, é uma espécie de associação que minha mente faz, de acordo com os momentos nos quais vivo, e depois de minha infancia, quando comecei a criar definitivamente algum gosto pra alguma coisa, comecei a ouvir e muito, o bom e velho pop rock nacional, eu era fanático com essa coisa do movimento dos anos 80, e gostava muito de Engenheiros do Hawaii, em sua época mais feroz, com o Power Trio mais furioso da época(GLM), gostava tambem de algumas coisas como Skank, Legião Urbana, Chico Science e Nação Zumbi, Nenhum de nós, Ira, Pato Fu, Paralamas, Barão Vermelho, Planet Hemp, Titãs e Rita Lee que lançaram albuns fodas pra mim na época...

A partir desses artistas, comecei a querer conhecer o que rolava na época de som gringo, daí vem a parte realmente boa...hehehe

Comecei a época que a gente chamava de revonmi(algo relacionado a revolta haha) e a gente se entitulava como os descrúions(algo relacionado a excluidos) e começamos a ouvir coisas "pesadas" como Nirvana, Metallica, Iron Maiden, Pearl Jam, The Doors, Red Hot Chilli Peppers e REconheci, coisas como Pink Floyd e Queen, todas intercalando com o que eu já conhecia, claro! Passei vários anos escutando tudo que foi acima citado, mas sempre procurando coisa nova como conheci o Jethro Tull, Guns(nunca fui muito fan, mas tem seus clássicos imortais) Dream Teather, Sepultura e Ivete Sangalo(Brinkz!)!!

Logo depois, início do novo século, começou a rolar o que o pessoal entitula por New Metal, logo me dei bem com bandas como Korn e Linkin park, que tinham uma sonoridade diferente de tudo que eu já conhecia, e ao mesmo tempo uma incrivel identificação com o que eu gostava de ouvir...Daí Afundei no estilo, escutava loucamente bandas como Papa Roach, System of a Down, P.O.D, Limp Bizkit e Rammstein... Daí sempre me perguntam: "Pow, vc gosta dessas bandas e não gosta de slipknot, MAnowar, Slayer, Pantera?" E eu digo, com um certo tom de ironia, que não gosto de coisas que produzem muito barulho...hahaha...Na verdade, barulho desnecessário, sei lá, não gosto e pronto, não consigo ouvir essas coisas...

Continuando a lista que ando fazendo(sem contar as histórias que me lembram) dos artistas que gosto, voltei meus olhos para o cenário nacional, e como havia mudado!! Conheci, O Rappa, Charlie Brown Jr.(lol), O Surto e algumas outra que não me lembro...Depois desse momento fútil da música (não desprezando o trabalho deles, mas é que a rotina destruiu essas bandas) vieram os nacionais que "prestam", uma banda que eu chamava de ridícula, Los Hermanos, que felizmente a unica coisa de ridícula que eles tinham era a música Anna Júlia, e pensar que eu rotulei a banda antes por causa dela...Zeca Baleiro, Maria Rita, Cachorro Grande, Ultramen, Wander Wildner(é old, mas conheci ele há pouco), Tenacious D etc...

Hoje em dia, tenho escutado coisas mais alternativas como Manu Chao, Mombojó, China, Matanza e Beirut, mas com certeza chego a uma conclusão de que escuto tanta coisa direfente e ao mesmo tempo igual!

Claro que eu provavelmente esqueci(de propósito!) de metade(ou mais) das coisas que escutei e gostei! Mas relacionei elas de maneira em que vocês possam apreciar algumas dessas bandas, pois cada nome de banda aqui tem um link pra algum album, e ia dar maior trabalhão colocar TUDO que eu gosto...rsrsrs

Enfim, acho que é fácil afirmar, que a música, não é ligada a gênero, e sim ao momento em que você vive, e que não importa se é boa ou ruim, o que importa, é lógicamente o que você aproveitou e absorveu daquele momento, e se guardou no baú das suas memórias bem provavelmente, depois de anos que você ficar sem ouvir determinado som que marcou alguma passagem da sua vida, quando escutar, você pega o seu baú, abre, e vive por um pequeno instante, nem que seja alguns poucos segundos, aquela emoção que viveu tempos atrás, e esse é o verdadeiro poder da música, recriar momentos nas nossas pequenas cabeças... Salve Salve a boa música!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Longe de casa...

Então, já há mais de um mês fora de casa, estou começando a entender a complexidade que é viver longe de quem gostamos. Familiares, amigos, conhecidos, cachorro do vizinho, papagaio, montanhas de ferro, e por aí vai...

É mais difícil ainda, quando lembro que estou realmente longe, e que não é só querer ir pra casa, pegar um busão de 2hs, no caso do meu irmão, ou dos meus amigos que são de Itabira, mas moram/estudam/trabalham em Belo Horizonte, pois estou a 1934Kms de distância(segundo google maps) de onde vivi meus últimos anos.

Imagina, ter coragem pra sair de casa, abandonar todo o ciclo social que você demora anos para cultivar, deixar pra trás tua família os conhecidos, e o cachorro do vizinho e em um minuto, quando assusta, você já não tem nada disso, resta apenas quatro paredes, livros e um computador!

Ah, o computador, o que seria de mim, sem essa ferramenta que me conecta a eles? Se agora vivo na solidão, o pc está aqui, pronto para me aproximar, e atordoar o impacto que sinto por não estar falando sequer com o papagaio do vizinho!! Seria trágico se não fosse comico né?

Enfim, poucos são os momentos que me divirto aqui, mas não me mudei pra tão longe para me divertir, estou aqui estudando, e acreditem, está dando certo!! Faziam anos que eu sequer chegava a beira dos 90% de aproveitamento na faculdade, na verdade nunca me empenhei para tal feito, e agora, com minha meta traçada estou lá, firme e forte igual prego na areia e com meus queridos 100% de nota no primeiro módulo da pós graduação, querendo o gostinho de cento e um, mas creio que seja impossível(claro!)!! Sim, são essas coisas agora, que me devem me proporcionar felicidade!

Sair, divertir, e criar novas amizades, não estão incluídas nos meus planos de "evolução" que vou viver durante esse tempo que estou vivendo em Porto Alegre, mas claro, são coisas que vão se criando sem procura, com calma, e paciência, sem pressa, pois quem tem pressa não se interessa!! E na verdade estou disposto a continuar a seguir minha meta NERD.

Nas férias me dou um descanso, farei o possível para curtir cada minuto, pois estou a tão pouco tempo longe de casa, e já sinto tanta falta de todos, que quero maximizar o tempo que estarei em casa, pois quando voltar pra PoA, acredito, que ficarei um bom tempo realmente longe de casa, e daí sim, o pau vai a quebrar.

Não se preocupem, não estou completamente só, moro com a família de um ex-amigo virtual, pois agora ele é real, e são todos muito legais! Acredito que não fico aqui para sempre(até minha pós acabar), mas eles estão sendo de grande ajuda para mim agora e não fazem ideia do quanto sou agradecido por isso!

Então, acho que pra dar início a meus posts no blog, acredito que uma breve introdução do que estou vivendo foi meio que um desabafo para mim. E para quem lê, é apenas para conhecer melhor o dono dessa parada! Prometo para o próximo post uma coisa mais alegre do que esse, mas enfim....bjosmeliguem!!!